“Espera” é um trabalho fotográfico que foi concebido durante o processo de feitura do vídeo “Ampulheta”, apresentado no Festival não-binário (mostra de trabalhos sonoro-visuais do Instituto de Artes da UERJ), onde retratei o a angústia da passagem do tempo, assim como a insatisfação, representada por imagens de Lilith, considerada por alguns a primeira mulher de Adão. Ela é o arquétipo da mulher que cansou de obedecer os padrões machistas impostos e rompe essas fronteiras. Já “Espera” é um recorte de nove frames/fotografias que retratam o processo da ansiedade, um sentimento que corrói silenciosamente.
As fotografias foram realizadas em um momento de angústia, utilizando baixa velocidade do obturador e movimentando a câmera na frente do meu rosto. Essa técnica causa as duplas exposições, o registro dos rastros. O efeito materializa o sentimento, ampliando a sensação de lentidão e aflição dos retratosA montagem das fotos posiciona a foto mais serena ao centro, como uma máscara socialTive como inspiração o trabalho da fotógrafa Patrícia Gouvêa, “Imagens Posteriores”, que retrata o efeito do tempo na paisagem, condensando uma energia vivida pelo corpo e pela memória.
Busquei retratar o mal do século, um sentimento vivenciado por todos em diferentes níveis. Sofremos pela “ameaça futura”, e geralmente em silêncio. Como escapar, quando diariamente somos bombardeados por notícias, ofertas de produtos, direcionamentos de discursos, fake news…? Sentimos a necessidade de estarmos sempre conectados. Nos fechamos em bolhas, solitários, mas não estamos sozinhos. Ao expor minha vulnerabilidade proponho a catarse, caminho pelo qual me conecto com o expectador, fazendo com que questione suas próprias condições.
Ser artista e mulher é estar sempre esperando. Viver em uma sociedade patriarcal, me inquieta esperar ser respeitada, ter os mesmos direitos que os homens, não sofrer violência, ter as mesmas oportunidades, ser valorizada… Lilith me envolve em sua áurea, um lembrete para não nos deixarmos adoecer, nem sucumbir às opressões.

Back to Top